Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Subordem: Scolopaci
Família: Scolopacidae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Tringinae
 Rafinesque, 1815
Espécie: P. fulicarius

Nome Científico

Phalaropus fulicarius
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Red Phalarope


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Pisa-n'água-de-bico-grosso

O pisa-n'água-de-bico-grosso é um ave charadriiforme da família Scolopacidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) phalaris = galeirão; e de pous = pé; e do (latim) fulica = galeirão. ⇒ (Ave com) pé de galeirão. Galeirão nome comum para aves do gênero Fulica.

Características

Mede cerca de 21 centímetros de comprimento. A fêmea reprodutora é predominantemente marrom escura e preta por cima. O macho reprodutor é uma versão mais maçante do sexo feminino. As aves jovens são cinza-claro e marrom na parte superior e uma mancha escura no olho. No inverno, a plumagem é essencialmente cinzenta em cima e branco em baixo. O bico é preto no inverno. Seu chamado é um curto “biik”.

Alimentação

Sua presença muitas vezes está associada a grandes concetrações de plancton no local, onde se alimenta de pequenos crustáceos. Em locais rasos, realiza mergulhos em circulo, com objetivo de concentrar o alimento, facilitando a captura. Também podem apanhar insetos em pleno voo.

Reprodução

As fêmeas são maiores e mais coloridas que os machos. As fêmeas perseguem os machos, competem pelo território de nidificação, e irão defender agressivamente os seus ninhos e os companheiros escolhidos. Uma vez que as fêmeas depositam seus ovos de cor oliva e castanha, começam a sua migração para o sul, deixando os machos incubando os ovos e cuidando dos jovens. Três a seis ovos são depositados em um ninho de terra perto da água. Os jovens, principalmente, alimentam-se sozinhos e são capazes de voar dentro de 18 dias de nascimento.

Hábitos

Ave migratória que ocorre ocasionalmente no Brasil. Em mar aberto, são encontrados em áreas onde as correntes oceânicas convergentes produzem ressurgências e são frequentemente encontradas nas proximidades de grupos de baleias. Fora da época de nidificação, muitas vezes viajam em bandos. Essa espécie é muitas vezes muito mansa e acessível.

Distribuição Geográfica

É migratória, no verão está presente no Ártico, na América do Norte e na Eurásia. No inverno dessas regiões pode ser encontrada na costa da África e na América do Sul.

Referências

Galeria de Fotos